1º Dia Portugal / Cidade da Guatemala
Comparência no aeroporto 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino à Cidade da Guatemala, via uma cidade de ligação. Assistência à chegada e transporte ao hotel. Alojamento.
2º Dia Cidade da Guatemala / Chichicastenango / Lago Atitlan
Após o pequeno-almoço transporte ao interior do altiplanico guatemalteco com destino ao povoado de Chichicastenango, para visita ao seu famoso mercado, onde é possível apreciar os costumes e tradições da população indígena. A visita, constitui uma experiência inesquecível, complementada com a possibilidade de assistir aos rituais maias celebrados na igreja católica, numa fusão da religião católica com as crenças indígenas. De seguida continuação em direção ao Lago Atitlan. Alojamento.
3º Dia Lago Atitlan / San Juan La Laguna / Santiago Atitlan / Lago Atitlan
Após o pequeno-almoço, partida em lancha para visitar 2 dos 12 povoados que rodeiam este belo lago. Visita ao povoado de Tzutuhil de San Juan La Laguna caracterizado pela harmonia em que o seus habitantes convivem com a natureza e a cultura. Continuação em direção a Santiago Atitlan, povoado habitado por indígenas Tzutuhiles que vivem da pesca e do artesanato, no entanto são mais conhecidos como adoradores de um deus maia-católico que chamam de Máximo. Alojamento.
4º Dia Lago Atitlan / Iximché / Antigua
Pequeno-almoço no hotel. Partida em direção à cidade colonial de Antigua. Em caminho visita do local arqueológico de Iximchém antiga capital maia do reino Cakchiquel. Chegada a Antigua, declarada Património da Humanidade, e visita dos pontos principais, destacando a Catedral, Igreja La Merced, a Plaza Central e as suas principais ruas e monumentos. Alojamento.
5º Dia Antigua
Pequeno-almoço no hotel. Dia livre para desfrutar desta bela cidade colonial, realizar tours opcionais ou usufruir das instalações do hotel. Alojamento.
6º Dia Antigua / Copan
Após o pequeno-almoço, partida para Copan, atravessando a Guatemala e passando a fronteira das Honduras. Logo após a fronteira, encontra-se o Parque Arqueológico de Copan, declarado Património da Humanidade pela Unesco. O parque divide-se no Grupo Cerimonial e nas Sepulturas. No Grupo Cerimonial poderá apreciar-se a impressionante escadaria dos Hieróglifos com mais de 2500 glifos e ainda as estelas magistralmente talhadas. Na área das Sepulturas, conhecida por este nome devido ao costume Maia de enterrar os seus mortos na mesma casa onde habitavam. Hoje sabe-se que era uma zona residencial da elite Copaneca durante o reinado de Yax Pac, o último rei de Copan. Alojamento.
7º Dia Copan / Quirigua / Livingston
Após o pequeno-almoço, partida em direção ao caribe guatemalteco. Em caminho visita ao bonito local arqueológico de templos Maias de Quirigua, cidade irmã de Copan. Conta com as esculturas mais refinados da cultura Maia, chegando as estelas a medir mais de 11 metros. Ao final da manhã, chegada à área de Izabal, uma das maravilhas naturais da Guatemala. Alojamento.
8º Dia Livingston / Rio Dulce / Tikal
Pequeno-almoço no hotel. Da parte da manhã saída para um passeio de lancha pelo Rio Dulce, com a sua zona luxuriante e tropical. De seguida continuação da viagem através da selva de Petén. Alojamento.
9º Dia Tikal
Após o pequeno-almoço, saída para exploração da zona arqueológica de Tikal, a maior cidade Maia conhecida e sem dúvida, o melhor expoente da cultura Maia clássica. Segundo alguns arqueólogos, há três mil anos chegaram a viver 100.000 pessoas na cidade. Destaque para a Praça Central com os templos do Grande Jaguar e Grande Pirâmide, Acrópole e Templo IV, de cujo topo se avistam mais de 50 km de selva virgem. Almoço incluído. Tarde livre para desfrutar de um passeio pela ilha de Flores com uma relaxante vista para o lago Petén Itzá. Alojamento.
10º Dia Tikal
Dia livre para desfrutar das instalações do hotel ou para realizar um passeio a Yaxhá. Alojamento.
11º Dia Tikal / El Ceibo / Cascadas / Palenque
Após o pequeno-almoço, partida em direção a El Ceibo, fronteira entre Guatemala e México. Formalidades de imigração para entrar no México. No caminho, oportunidade de visitar as belas cascatas Roberto Barrios. Continuação do passeio em direção a Palenque. Alojamento.
12º Dia Palenque / Campeche
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita ao local arqueológico de Palenque, frequentemente designado uma das mais belas zonas do México e localizado na selva de Chiapaneca. De todos os seus templos, o mais importante é o chamado Templo das Inscrições onde foi descoberto o túmulo de Pakal e a sua famosa mascara de Jade. Partida em direcção a Campeche com almoço em caminho. Chegada e breve visita à antiga cidade, fortificada por muralhas e torres construídas para defender esta cidade dos piratas. No seu interior, a cidade conserva ainda um ambiente colonial com casas belíssimas e igrejas austeras. Alojamento.
13º Dia Campeche / Uxmal / Mérida
Após o pequeno-almoço, saída em direcção a Mérida, visitando em caminho a zona arqueológica de Uxmal, cujo nome significa “construído em três etapas” e é, actualmente, um dos melhores exemplos da era clássica e pós-clássica Maya. Os principais edifícios de Uxmal são a Pirâmide do Adivinho, o Palácio dos Governadores e o Quadrilátero das Freiras. Após o almoço num restaurante local, continuação para Mérida, conhecida também como a cidade branca, onde as suas residências da época colonial e de estilo francês, italiano e árabe dos princípios do século, testemunham a riqueza passada pelo cultivo do sisal. Paragem no Zócalo (praça principal) de Mérida onde se podem admirar os principais monumentos da cidade: a Catedral, o Palácio do Governo, o Palácio Municipal e Casa de Montejo (Fundador da actual cidade de Mérida). Alojamento.
14º Dia Dia Mérida / Chichén Itza / Cancun
Pequeno-almoço no hotel. Partida em direcção a Cancun, visitando em caminho a zona arqueológica de Chichén Itza, capital Maya do Yucatán que floresceu entre o séc. V e X d.C. Podem-se visitar os imponentes edifícios das zonas arqueológicas setentrionais e centrais: o templo de Kukulcan, o Campo de Jogos, o Observatório, o Templo dos Guerreiros, o Convento das Monjas e as piscinas naturais. Após o almoço num restaurante local, continuação em direcção a Cancun com paragem no Cenote Saamal onde poderá dar um mergulho. Chegada e alojamento.
15º Dia Cancun / Portugal
Em hora a combinar localmente, transporte ao aeroporto e embarque no voo de regresso a Portugal, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.
16º Dia Portugal
Chegada e fim da viagem.